sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

SOBRE O DENDÊ

Nas cerimônias dedicadas a Oxalá o azeite de dendê (epô) é rigorosamente proibido. Apesar de ser um agente tranquilizador, o dendê tem fortes relações com o fogo e com os Orixás ligados à guerra, como Ogun, Xangô e Oyá. Oxalá nada tem a ver com guerras e fogo!
Da mesma forma é uma das preferências de Exu.
O mito lembra que o grande Pai é todo untado de dendê por Exu, e fica preso e muito sujo nas prisões do reino de Xangô, durante 7 anos. Deste momento em diante o azeite de dendê, que tingiu todos os brancos e alvos ornamentos de Oxalá de amarelo, passa a ser um de seus interditos.
Uma importante citação é cantada em uma de suas cantigas:

Epo kété ó, àla telè ó
Epo kété ó, àla telè ó
Evite o azeite de dendê e pisar no Alá.

Interpretação: Na vida (representada pelo Alá) não tinja sua reputação com atitudes imorais (representadas pelas manchas do dendê).

DE ONDE VEM É COMO PODE SER UTILIZADO


Produzido a partir do fruto da palmeira conhecida como dendezeiro é originário da Costa Ocidental da África, mais precisamente do Golfo da Guiné, sendo encontrado desde Senegal até Angola. O dendezeiro é conhecido também como palmeira de óleo africana, aavora, palma de guiné, palmeira dendém, coqueiro de dendê e demdem (em Angola). Chega a 15 m de altura, seus frutos são de cor alaranjada e a semente ocupa totalmente o fruto.

As primeiras sementes de dendezeiro foram trazidas para o Brasil há mais de 3 séculos pelos escravos africanos e se adaptaram bem ao clima tropical. Câmara Cascudo afirma que “como era costume na África, rara seria a iguaria negra sem a participação do azeite de dendê”, assim, juntamente com outras iguarias importantes como as bananas, os quiabos, os inhames, o coco e as especiarias como a erva doce, o gergelim e algumas pimentas, veio o dendê, tornando-se indispensável na culinária afro-brasileira.

O óleo de dendê é fonte natural de vitamina E e é riquíssimo em vitamina A. Tem 21 vezes mais vitamina A que a laranja, 400 vezes mais que o tomate e 14 vezes mais que a cenoura, por isso é tão vermelho. Quando o azeite é aquecido a vitamina A é destruída e o óleo fica branco. O rendimento do dendê é muito grande, produz 10 vezes mais óleo que a soja, 4 vezes mais que o amendoim e 2 vezes mais que o coco. Faz muito bem à saúde, afirmam os especialistas. Da amêndoa de seu fruto se extrai um óleo usado em cosmética, na fabricação de chocolate substituindo a manteiga de cacau e ainda é utilizado na indústria de maioneses e margarinas.

No Candomblé a palmeira de dendê é uma árvore Sagrada, seu óleo é muito utilizado nas Comidas de Orixás e o coquinho é usado em um dos Oráculos de Ifá.

Na Umbanda representa a SABEDORIA ANCESTRAL trazida pelos negros da África. Representa FORÇA, ENERGIA , VIDA , SABOR e FEITIÇO. O azeite dendê tem a característica de “erva quente”, ou seja, tem energia agressiva , ativa e quando aquecido torna-se mais agitado, portanto precisa ser usado com critério.

Utilizamos o óleo de dendê nas oferendas, principalmente para a Esquerda, com a função de desagregar qualquer tipo de carga ou energia negativa. Com os coquinhos de dendê pode-se fazer guias que, após serem imantadas e consagradas pelos baianos, boiadeiros e até pelos caboclos, se tornarão fantásticos instrumentos de trabalho e de proteção, pois são símbolos da Sabedoria trazida dos negros africanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário