sábado, 8 de dezembro de 2012

ESTUDO BÁSICO DE UMBANDA



1) UMBANDA – significa o Conjunto das Leis de Deus. Deus atua através de leis Imutáveis e Perfeitas. A Umbanda tem por objetivo implantar no coração dos seus filhos de fé essas leis. Todas as entidades, trabalhadores espirituais da seara de Umbanda, não importa sob que forma ou aspecto, trabalham incansavelmente para implantar as suas leis e sua doutrina no coração dos filhos de fé. A Umbanda é originária do Brasil, formada pelos elementos Branco-Negro-Vermelho, ou seja, Europeu – Africano – Indígena. Portanto todas as suas manifestações se dão através da “roupagem” de crianças (branco), pretos velhos (negro) e caboclos (índios). Isto não significa que os espíritos que se manifestam sejam crianças, caboclos ou pretos velhos, e sim que se apresentam dessa forma.

Quem criou o termo Espiritismo foi Allan Kardec para batizar a nova ciência/filosofia que ele criou. Segundo Kardec, Espiritismo é a Doutrina dos Espíritos. Porém, os fenômenos estudados por Kardec já ocorriam desde os primórdios da civilização. Kardec divulgou, estudou e propagou PARTE das verdades reveladas pelos espíritos (vide Livro dos Espíritos páginas 21/25 – Kardec diz que ali estão os PONTOS PRINCIPAIS). Logo, existe uma certa identidade entre Umbanda e Espiritismo, mas a Umbanda não é o Espiritismo apenas. 

2) CORRENTE ASTRAL DE UMBANDA – Deus (Zâmbi, Olorum, Tupã, Osíris etc) elegeu 7 Potencias Espirituais para representarem suas Leis. Estas 7 Potências têm comando direto sobre o Planeta Terra e no nosso sistema planetário, sendo que a principal Potência é o Cristo Planetário, que supervisiona as outras seis. Estas Potências tomam os nomes de Orixás.

A Corrente Astral de Umbanda surgiu como uma providência do Astral Superior sobre toda a massa que qualificaram como praticantes das seitas afro-brasileiras. Não importa o nome como tais Potências são identificadas. Nada altera a razão de ser delas muito menos a sua essência. (Oxalá = Jesus, Buda, Mitra etc).

3) LINHAS DE UMBANDA – Essas Potências ou Orixás fazem-se representar através de Linhas, que significam Faixas Vibratórias, em que os Espíritos Mentores se situam por AFINIDADE. Cada Linha contém 7 Legiões (Orixás Intermediários). Cada Legião contém 7 Falanges (Guias) e cada Falange possui 7 Protetores.

As 7 Linhas ou Vibrações originais (ou 7 Orixás) são:

OXALÁ (ou ORIXALÁ) – o que está acima de todos os Orixás, sem ser Deus, supervisionando as demais. Nessa vibração, os espíritos são sempre nos níveis acima de Guias, portanto, elevadíssimos e que raramente se manifestam. É nesta linha que estão classificados o mais vulgarmente conhecido como ‘Povo do Oriente.” Vibração eletromagnética do SOL 

YEMANJÁ – Nesta faixa estão situados todos os espíritos que se apresentam com roupagem fluídica de Caboclas e que trabalham e são muito ligadas aos elementais das águas na Vibração eletromagnética da LUA. São conhecidas também como “Povo D’Água”.

YORI – aqui estão situados todos os espíritos que se apresentam com roupagem fluídica de Crianças.
Trabalham com elementais da terra e do ar na Vibração Eletromagnética de MERCÚRIO. Também são conhecidos como “Erês”, “Ibejis” ou “Dois-dois”.

XANGÔ – nesta vibração estão espíritos que se apresentam com a roupagem fluídica de caboclos e trabalham com os elementais do fogo e da água, na Vibração Eletromagnética de JÚPITER

OGUM – nesta vibração estão os espíritos que se apresentam com a roupagem fluídica de caboclos que se apresentam como caboclos e trabalham com elementais do fogo e da água na Vibração Eletromagnética de MARTE.

OXÓSSI – Nesta faixa estão os espíritos que se apresentam com a roupagem fluídica de caboclos e caboclas que trabalham com os elementais da terra e do ar, na Vibração Eletromagnética de VÊNUS.

YORIMÁ – Nesta vibração estão os Espíritos que se apresentam sob a roupagem fluídica de pretos velhos e pretas velhas. Manipulam todos os aspectos elementais, principalmente os do ar e da terra na Vibração Eletromagnética de SATURNO.


Também são conhecidos como “Linha das Almas”, “Linha de São Cipriano” ou “Cacarucaios”.

4) ORIXÁS MENORES - Dentro da hierarquia do Orixá, o Orixá menor é o plano máximo das entidades que atuam mediunicamente e no movimento umbandista em suas raras atuações mediúnicas procuram reascender a chama do triplice caminho da Umbanda (amor - sabedoria - fortaleza ). 

Os Orixás Menores são representantes da Vibração Original em cada uma das outras Linhas de Vibração, perfazendo um total de 49 Orixás Menores, assim distribuídos: 

Linha de OXALÁ: 

Urubatão da Guia --------- representante direto de Oxalá 
Guaraci ------------------------ intermediário para Ogum 
Guarani ---------------------- intermediário para Oxossi 
Aymoré ------------------------ intermediário para Xangô 
Tupi ------------------------- intermediário para Yorimá 
Ubiratan ----------------------- intermediário para Yori 
Ubirajara -------------------- intermediário para Yemanjá 


Linha de YEMANJÁ: 

Cabocla Yara ----------- representante direto de Yemanjá 
Cabocla Sereia do Mar --------- intermediário para Oxalá 
Cabocla do Mar ----------------- intermediário para Ogum 
Cabocla Indayá --------------- intermediário para Oxossi 
Cabocla Yansã ----------------- intermediário para Xangô 
CAbocla Nanã Burukum --------- intermediário para Yorimá 
Cabocla Oxum ------------------- intermediário para Yori 


Linha de YORI: 

Tupãnzinho ---------------- representante direto de Yori 
Yariri ---------------------- intermediário para Yemanjá 
Ori --------------------------- intermediário para Oxalá 
Yari --------------------------- intermediário para Ogum 
Damião ------------------------intermediário para Oxossi 
Doum -------------------------- intermediário para Xangô 
Cosme ------------------------ intermediário para Yorimá


Linha de XANGÔ: 

Xangô kaô ---------------- representante direto de Xangô 
Xangô Pedra Preta ------------ intermediário para Yorimá 
Xangô 7 Cachoeiras ------------- intermediário para Yori 
Xangô 7 Pedreiras ----------- intermediário para Yemanjá 
Xangô Pedra Branca ------------ intermediário para Oxalá 
Xangô 7 Montanhas -------------- intermediário para Ogum 
Xangô Agodô ------------------ intermediário para Oxossi 


Linha de OGUM: 

Ogum de Lei --------------- representante direto de Ogum 
Ogum Rompe-Mato -------------- intermediário para Oxossi 
Ogum Beira Mar ---------------- intermediário para Xangô 
Ogum de Malé ----------------- intermediário para Yorimá 
Ogum Megê ---------------------- intermediário para Yori 
Ogum Yara ------------------- intermediário para Yemanjá 
Ogum Matinata ----------------- intermediário para Oxalá 


Linha de OXÓSSI: 

Arranca-toco ------------ representante direto de Oxossi 
Cobra Coral ------------------- intermediário para Xangô 
Tupynambá -------------------- intermediário para Yorimá 
Juremá ------------------------- intermediário para Yori 
Pena Branca ----------------- intermediário para Yemanjá 
Arruda ------------------------ intermediário para Oxalá 
Araribóia ---------------------- intermediário para Ogum 


Linha de YORIMÀ: 

Pai Guiné --------------- representante direto de Yorimá 
Pai Congo D´Aruanda ------------ intermediário para Yori 
Pai Arruda ------------------ intermediário para Yemanjá 
Pai Tomé ---------------------- intermediário para Oxalá 
Pai Benedito ------------------- intermediário para Ogum 
Pai Joaquim -------------------intermediário para Oxossi 
Vovó Maria Conga -------------- intermediário para Xangô


5) GUIAS - Os guias são os enviados dos Orixás menores e atuam nas suas coletividades afins, procurando orientar a humanidade. 

Linha de Oxalá: Algumas das entidades no grau de guia, se apresentam como: Caboclo Águia Branca, Caboclo Itinguçu, Caboclo Girassol, Caboclo Nuvem Branca, Caboclo Guarantan, Caboclo Poty e outros. 

Linha de Yemanjá: Algumas das entidades no grau de guia, se apresentam como: Cabocla Cinda, Caboclo do Mar, Cabocla 7 Luas, Cabocla Jaçanã, Cabocla Jandira e outras 

Linha de Yori: Algumas das entidades no grau de guia, se apresentam como: Mariazinha, Chiquinho, Paulinho, Aninha, Ricardinho, Crispim e outros. 

Linha de Xangô: Algumas das entidades no grau de guia, se apresentam como: Caboclo do Sol e da Lua, Caboclo Pedra-Roxa, Caboclo Cachoeira, Caboclo Ventania, Caboclo Rompe Fogo e outros. 

Linha de Ogum: Algumas das entidades no grau de guia, se apresentam como: Caboclo Tira-teima, Caboclo Humaitá, Caboclo 7 Ondas, Caboclo 7 Lanças, Caboclo Icaraí, Caboclo Estrela do Oriente e outros. 

Linha de Oxossi: Algumas das entidades no grau de guia, se apresentam como: Caboclo Tupiara, Caboclo Flecha Dourada, Caboclo 7 Estrelas, Caboclo 7 Folhas, Caboclo Folha Verde, e outos. 

Linha de Yorimá: Algumas das entidades no grau de guia, se apresentam como: Pai Chico das Almas, Vovó Angola, Pai João D' Angola, Pai Congo do Mar, Vovó Cambinda de Guiné e outros 


6) PROTETORES - Os protetores são os enviados dos guias e trabalham mais diretamente com as humanas criaturas nos movimentos religiosos e em regiões mais restritas, são essas entidades que atuam com mais freqüência na mecânica de incorporação. Os protetores ordenam seus sub-planos afins. 

Linha de Oxalá : no grau de protetor alguns dos diversos nomes que são utlizados por essas poderosas entidades são: Caboclo Guaraná, Caboclo Malembá, Caboclo Água Branca, Caboclo das águas Claras, Caboclo Jacutinga, Caboclo Lírio Branco, Caboclo da Folha Branca, Caboclo Ibitan e outros.

Observação: estes caboclos não pertencem á linha original de Oxalá, cujos representantes estão sempre em grau acima de Guia. 

Linha de Yemanjá: no grau de protetor alguns dos diversos nomes que são utlizados por essas poderosas entidades são: Cabocla Lua-Nova, Cabocla Rosa-Branca, Caboclo da Praia, Cabocla Jacy, Cabocla da Concha Dourada, Caboclo 7 Conchas e outros. 

Linha de Yori: no grau de protetor alguns dos diversos nomes que são utlizados por essas poderosas entidades são: Estrelinha D' Angola, Dominguinho, Dounzinho, Jureminha, Joãozinho da Praia e outros. 

Linha de Xangô: no grau de protetor alguns dos diversos nomes que são utlizados por essas poderosas entidades são: Caboclo Quebra-Pedra, Caboclo Itapiranga, Caboclo Sumaré, Caboclo do Raio, Caboclo Pedra-Verde e outros. 

Linha de Ogum: no grau de protetor alguns dos diversos nomes que são utlizados por essas poderosas entidades são:Caboclo Espada Dourada, Caboclo do Escudo Dourado, Caboclo Oraí, Caboclo Angarê, Caboclo Karatan, e outros. 

Linha de Oxossi: no grau de protetor alguns dos diversos nomes que são utlizados por essas poderosas entidades são:Caboclo Jupurá, Caboclo Mata Verde, Caboclo Aratan, Caboclo 3 Penas, e outros. 

Linha de Yorimá: no grau de protetor alguns dos diversos nomes que são utlizados por essas poderosas entidades são: Pai Tibúrcio, Pai Celestino do Congo, Pai Cipriano, Pai João da Caridade, Pai Chico Carreiro, Vovó Barbina e outros. 


7) HIERARQUIA NA UMBANDA - Para melhor entendimento, observemos que as entidades no plano de Orixás menores se organizam em três níveis : 

7º grau - chefe de legião 
6º grau - chefe de falange 
5º grau - chefe de subfalange 
4º grau - plano de guia são os chefes de grupamento 
3º grau - protetor superior ( companheiro ) 
2º grau - protetor de trabalhos ( obreiro ) 
1º grau - protetor integrante ( guerreiro )

Nenhum comentário:

Postar um comentário