quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Baralho Cigano


1 - CAVALEIRO (EXU):
Significa o movimento, a transformação da energia espiritual em material. A alegria de viver, o dinheiro e as conquistas de bens materiais. O sexo em sua forma mais primitiva.
A forma positiva leva à ação realizadora, à manifestação das propostas do Plano Terra e a atividade dos objetivos propostos.
2 - PAUS ou TREVO:
Significa destruição, a quebra da harmonia, desventura, tropeço, a pedra no caminho. Demonstra sempre negatividade. Representa uma energia que foi enviada e que já se materializou na vida da pessoa.
3 - NAVIO (YEMANJÁ):
Significa saúde, viagens, mudanças e a transmutação. Está sempre em movimento e possui grande capacidade de adaptação a novas realidades.
A forma positiva demonstra saúde ou grande capacidade de recuperação, mudanças favoráveis, transformação da rotina.
Na forma negativa afasta ou atrasa as viagens ou mudanças. Há perigo de doenças ou debilidade nas defesas.
4 - CASA:
Significa o lar, o lugar seguro, o ponto de retorno e de recuperação, onde se está protegido e em equilíbrio.
Na sua forma positiva significa que a pessoa tem um lugar seguro, que a sua reposição de energia ocorre continuamente. A pessoa está protegida das influências negativas externas.
Na sua forma negativa mostra que está havendo desarmonia e desentendimento em casa. A pessoa só se sente bem em outros lugares.
5 - ÁRVORE (OXOCE):
Significa a fartura, a abundância, o crescimento de tudo o que foi plantado.
Na forma positiva significa que tudo que se quer semear será colhido em abundância. Novas oportunidades surgirão trazendo fartura à mesa e garantia de sucesso nos empreendimentos.
Negativa significa que está havendo uma quebra no ciclo natural das coisas, que não se está conseguindo completar o que se começou. O que se plantou pode estar sendo colhido por outra pessoa. Pode vir a faltar comida à mesa.
6 - NUVENS (IANSÃ):
São os ventos, o dinamismo, o movimento incessante, a grande capacidade de fluir e não se aprisionar em nada. Confusão de sentimentos; instabilidade; aborrecimentos; tumultos.
Na forma positiva significa um grande poder para lutar e vencer. Pessoa altiva, independente, que persegue seus objetivos com garra. Exerce grande atratividade no sexo oposto.
Negativa indica arrogância. Pessoa sob influência negativa, com prejuízo para a saúde e perda de interesse pela vida. A pessoa não consegue se ligar em nada, nem a ninguém. Tudo é motivo para brigas e discórdias, principalmente com quem mais gosta.
7 - COBRA (OXUMARÊ):
Significa discórdia, desarmonia, intriga e maledicência. A ilusão das falsas aparências. Traição; inveja.
Se positiva, representa o arco - íris com sua beleza ilusória e de promessas de brilho e riquezas.
Negativa significa o rastejar da cobra, o deslizar sorrateiro e intencionalmente maléfico, sempre pronta para dar seu bote mortal.
8 - CAIXÃO (EGUNS):
Significa a destruição; a perda definitiva; perdas materiais; doenças graves; a morte.
Na forma positiva demonstra que a perda está próxima ou já configurada. Existe um claro objetivo de interromper um desenvolvimento.
9 - RAMALHETE (NANÃ):
Significa alegria, satisfação íntima; felicidade. Entendimento entre as pessoas. Generosidade. Fraternidade. Sorte; contentamento.
10 - FOICE (OBALUAYIE - OMULU):
Significa o corte, a interrupção do crescimento. A perda da colheita na época de colher o que foi plantado. Rompimento. As decisões a serem tomadas. As opções a serem feitas.
Positiva simboliza a transformação.
Negativa traz a doença e todos os processos que debilitam e enfraquecem o ser humano. O corte em seu desenvolvimento, sonhos e planos, podendo chegar ao extremo do corte da própria vida.
11 - CHICOTE:
Significa o feitiço, a magia negra. A influência maléfica atuando na vida da pessoa. Um feitiço feito na intenção de derrubar as defesas, de quebrar a harmonia individual. Algo que só pode ser combatido com a própria magia Punição, discórdia. Possível punição. Avisa sobre conflito e desarmonia, principalmente na família. Seja cuidadoso.
12 - PÁSSAROS:
Significa o namoro, o romantismo, as pequenas atenções. Carinho. Amor. Desejos amorosos. O pensamento.
Negativa demonstra que está faltando motivação no relacionamento, que se tornou agora monótono e enfadonho. A vida que se está levando não tem prazeres ou satisfações. Falta estímulo e motivação para viver.
13 - CRIANÇA (ERÊ):
Significa força da infância, a ingenuidade, a pureza e a alegria. Também os filhos que se tem ou se terá.
Se positiva significa que a pessoa tem proteção e nada de mal vai lhe acontecer. Vá em frente.
Negativa demonstra tristeza, desesperança, descrédito quanto às possibilidades de vencer os obstáculos. Falta de esperança no futuro.
14 - RAPOSA:
Carta de aviso de fraude, armadilha, malícia, mentiras. É também a carta de estratagema e engano. Significa também emboscada. Raposas têm bons ouvidos e são silenciosas. Alguém está tentando enganá-lo. Mas também pode estar mostrando uma pessoa inteligente que aproveita as oportunidades que a vida oferece.
15 - URSO:
Significa a falsidade daqueles que se fazem de nossos amigos, porém não o são. Privam da nossa intimidade para melhor poderem descobrir nossas fraquezas e saber onde melhor nos ferir. Significa a traição, o mau caratismo, os maus conselhos. Olho grande; inveja; capaz de subserviência para atingir seus objetivos; mau caráter. Ciúmes. Mas também pode nos mostrar os instintos, nossos impulsos sexuais, a busca do prazer, um(a) amante.
16 - ESTRELA:
Proteção; predestinação. Destino. Realização. Inspiração. Carta de sorte. Simboliza luz espiritual. Seus planos estão sob uma boa estrela. O sucesso está em seu caminho. Seus dons artísticos e de clarividência estão em crescimento.
17 - CEGONHA:
Representa o nascimento ou a mudança. Imprevistos. Novidades. Surpresas. Pode significar a vinda de um filho, de um novo emprego, uma mudança de casa, uma mudança no relacionamento, um novo casamento.
Negativa representa a falta de mudança, a ausência de crescimento ou de desenvolvimento nos projetos ou nos objetivos propostos. Está havendo dificuldade no nascimento de novos planos e oportunidades.
18 - CÃO:
Representa o amigo fiel, a amizade pura e desinteressada, que realmente quer o nosso bem.
Negativa demonstra que está havendo um mal entendido ou uma má interpretação por parte de um grande amigo. Isto deve ser pesquisado para que se possa superar e a harmonia volte ao relacionamento.
19 - TORRE:
Significa a postura interior da pessoa, o verdadeiro EU. O lado espiritual.
Isolamento; reclusão; posição defendida; afastamento; pouco interesse nos assuntos comunitários; noviciado; iniciação.
Negativa representa o equilíbrio rompido. Um aprisionamento interior, uma falta de comunicação com o mundo exterior, uma fuga da realidade, um não enquadramento.
20 - JARDIM (OSSÃE):
Família; lazer; semear proveitosamente somente o que compensa; sem interesses materiais; cura; magia das plantas.
Poder latente de cura que pode ser desenvolvido.
Colher o que se plantou.
21 - MONTANHA (XANGÔ):
Representa a justiça, a imparcialidade de julgamento e os negócios. A rigidez e a segurança.
Sua positividade representa sucesso nas pendências judiciais, nos litígios, nos casos de partilha de bens. Significa a segurança da casa própria. Representa o poder de se administrar com justiça e retidão. Possibilidade de exercer um cargo de grande poder.
Negativa significa que a pessoa tem problemas de papéis ou de justiça. Pode ficar sem emprego ou mesmo sem ter onde morar. Existe uma certa dureza e autoritarismo exagerados, que devem ser temperados para haver o equilíbrio.
22 - CAMINHOS (OGUM):
Significam a estrada da vida, os caminhos a serem trilhados. O livre arbítrio. Uma escolha a ser feita. Caminhos abertos.
Positiva significa que a pessoa vai sair vitoriosa de qualquer disputa, que os caminhos estão abertos e sem empecilhos.
Negativa diz que os caminhos estão bloqueados que as lutas empreendidas podem ser perdidas. Pode significar separação (dois caminhos).
23 - RATO:
Significa perda, a inveja, o ciúme, o roubo. Sempre traz desarmonia, confusão, angústia e desentendimento. Deve - se ter o máximo de cuidado com os objetos pessoais e bens materiais, pois traz avisos de perdas. Não comentar as alegrias e as vitórias, pois isso aumenta a inveja. Está havendo ciúme por parte da pessoa amada; observe com atenção suas atitudes.
Negativa apenas enfraquece o seu poder, sem modificar seu sentido.
24 - CORAÇÃO: (OXUM)
Representa a paixão, o sentimento .
Negativa avisa que a paixão que se está sentindo é algo efêmero e passageiro, que não se deve tomar nenhuma atitude baseada nesse sentimento, pois ele é enganador.
25 - ALIANÇAS:
Simboliza a união perfeita, o casamento, a sociedade comercial, a parceria, compromisso, acordo.
Negativa significa que a união está um pouco enfraquecida.
26 - LIVROS:
Simbolizam o estudo e o trabalho.
Positiva significa êxito nos estudos e no trabalho e que vai ter promoção por mérito no trabalho.
Negativa significa dificuldades em se alcançar objetivos.
27 - CARTA:
Significa que vai se ter notícia de algo que se está esperando com ansiedade e expectativa, avisos, diálogos, mensagens, visitas.
Positiva significa que a noticia será de vitórias.
Negativa quer dizer que a solução do problema ainda demora.
28 - COMPANHEIRO (CIGANO):
Mostra o companheiro da pessoa para quem se está colocando as cartas. Alguém com quem se tem certo grau de ligação, podendo significar também pai, irmão, amigo, alguém por quem se tem interesse e que se interessa por nós.
Negativa significa que o companheiro está afastado, não conseguindo ficar em harmonia com a pessoa em questão.

29 - COMPANHEIRA (CIGANA):
A figura feminina. Tanto pode representar a pessoa para quem se coloca as cartas, no caso de ser mulher, como também a mãe, esposa, amiga.

30 - LÍRIO :
Simboliza a paz, a beleza, o amor, virtude.
Positiva simboliza o amor, o ouro, a tranqüilidade. Traz a maleabilidade, capacidade de se adaptar até para poder transformar a realidade. Mostra que a pessoa tem a visão para o jogo e sensibilidade para o mundo espiritual.
Negativa mostra falsidade, mentiras, capacidade de trair os amigos em proveito próprio. É a ambição desmedida e sem propósito.
31 - SOL (OXALÁ):
Representa a vida, o crescimento, o desenvolvimento e a luz. Um novo caminho se abrindo
Positiva significa uma posição patriarcal, respeitada e considerada por todos.
Negativa demonstra que o Sol não está brilhando, que a pessoa não está encontrando soluções e que os planos não estão se desenvolvendo devidamente.
32 - LUA:
Simboliza as honrarias, o valor reconhecido, o trabalho recompensado. A intuição. Adaptação. Sensibilidade.
Negativa significa uma falsa segurança, adversidade, medo, trevas e perigos ocultos. Pode estar havendo uma conspiração contra a pessoa. Deve - se tomar cuidado com as emboscadas, com os aduladores e traições de amor.
33 - CHAVE:
Simboliza a solução, a resposta, o objetivo a ser alcançado. Saída para os problemas. Segredo .
Negativa a resposta será afastada, a solução será difícil.
34 - PEIXES:
Simboliza o dinheiro, a fartura. Multiplicação. Lucros. É a energia do trabalho transformada em dinheiro e bens materiais.
Negativa significa falta de dinheiro, trabalho não recompensado, perdas materiais.
35 - ÂNCORA:
Significa segurança, firmeza de objetivos. Êxito. Representa o patrimônio, os tesouros; tudo o que se consegue acumular em termos de bens materiais. Estabilidade financeira. Vida feliz.
Negativa significa que não há segurança, que não é seguro insistir nos objetivos. Deve - se pesquisar seriamente os motivos.
36 - CRUZ (PRETOS VELHOS):
Representa a vitória dos planos, o encontro, o sucesso nas empreitadas, o triunfo total sobre os inimigos. O domínio de seu próprio desenvolvimento. A soberania do espírito sobre a matéria. Espiritualidade. Sabedoria superior. Autoconfiança.
Negativa não muda o significado.
MATERIAL PARA A MESA DO JOGO
• 1 BARALHO
• 1 LENÇO FLORIDO
• 1 VELA
• 1 CASTIÇAL
• 1 COPO OU TAÇA
• 1 CRISTAL
• 5 MOEDAS DOURADAS OU DE COBRE (Uma em cada canto da mesa; a quinta moeda fica na frente da pessoa para quem se está jogando)
• 1 PUNHAL (colocar sobre o copo, apontando para a pessoa para quem se está jogando)
• 1 PORTA INCENSO

COMO CULTUAR O POVO CIGANO
Numa cesta colocar:
• 1 melão, 6 maçãs, 6 peras, 6 laranjas doces, 1 mamão,1 cacho de uvas rosadas
• 1 par de brincos, 1 baralho completo, 6 rosas sem os espinhos, 1 perfume, 1 lenço florido, 1 pulseira, 1 pandeirinho, fitas coloridas (menos preta).
• 1 garrafa de vinho de boa qualidade, 1 taça .
• 1 vela vermelha.
Enfeite a cesta com as fitas e o lenço e arrume tudo dentro dela. Sirva o vinho na taça.
Escolha um local de sua própria casa para colocar a cesta com a oferenda. Ao lado coloque a taça com o vinho e a vela acesa.
Após 3 dias você poderá consumir as frutas com os seus familiares ou então levá-las para uma praça ou jardim.
Os outros acessórios você poderá guardar para uma próxima oferenda.
Obs. : Caso lhe agrade, você poderá usar o baralho para seu jogo; pois ele estará bastante energizado com as vibrações do Povo Cigano.

MANDALA ASTROLÓGICA:
Este jogo é feito com 12 cartas, e é baseado nas 12 casas astrológicas, das quais tira seu significado.
O significado de cada casa é o seguinte:
1 - Eu sou (disposição básica; apresentação).
2 - Eu tenho (riqueza; talentos; seu modo de obter segurança emocional).
3 - Eu penso (dia-a-dia; aprendizado; comunicação; pequenas viagens; irmãos; vizinhos).
4 - Estou protegido (lar; origem; reações instintivas condicionadas pelo ambiente da primeira infância; figura parental de maior influência da família - pode ser pai ou mãe).
5 - Eu gosto, eu brinco (criatividade; é a conquista da identidade individual através da auto - expressão criativa; romances; filhos; especulações).
6 - Eu trabalho (local de trabalho; comportamento social; saúde)
7 - Eu me relaciono (relacionamentos; sociedades; casamento; aquilo que a pessoa busca para completar sua integração)
8 - Eu renasço (sexualidade; tabus, morte do Ego; os valores que nos vem do outro; crises profundas na vida pessoal e também as transformações profundas).
9 - Eu creio (busca do sentido; convicções, viagens; religião; busca do conhecimento esotérico).
10 - Eu me esforço (carreira; reconhecimento; status social; a escolha da profissão; como a pessoa acredita ser; como a pessoa é vista ou percebida).
11 - Meus amigos (amizades; grupos; alianças e convívios entremeados por idéias partilhadas).
12 - Eu anseio (anseios; libertações; segredos; Karma; área de maior conflito interior). 
CONSULTA ÀS 36 CARTAS:
1 a 6: passado
7 a 12: presente
13 a 36: futuro
Primeiro ler na ordem; depois combina-se a 1 com a 36; a 2 com a 35; a 3 com a 34; etc.
MAGIA CIGANA
As cartas são arrumadas em 6 fileiras de 6 cartas cada uma.
A arrumação é feita da direita para a esquerda e a leitura também será feita nessa direção.
Fileira 1: Influências passadas:
Influências e experiências que ocorreram no passado e que desempenham um papel na vida do consultante.
Fileira 2: Influências presentes:
As que estão ocorrendo no momento presente e nas quais o consulente está envolvido.
Fileira 3: Influências exteriores:
Influências, fatores ambientais, pressões e outros acontecimentos exteriores que no momento estão ocorrendo e sobre os quais o consultante não tem controle.
Fileira 4: Influências do futuro imediato:
Acontecimentos e influências que estão se aproximando do consultante, ou nos quais ele está entrando atualmente, inclusive eventos inesperados.
Fileira 5: Possibilidades para o futuro:
Eventos e influências que estão disponíveis, que podem ser alcançados e que podem ser evitados pelo consultante, se ele deseja preparar-se para eles ou quer evitá-los.
Fileira 6: Resultados e conseqüências futuras:
Eventos e circunstâncias que resultarão no futuro do consultante.


1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
31 32 33 34 35 36


JOGO DA FERRADURA:
É realizado utilizando-se 7 cartas, as quais são dispostas da seguinte forma:
1 7
2 6

3 5

4

As posições têm o seguinte significado :
1 - Representa o passado.
2 - Representa as forças do presente.
3 - Representa o futuro.
4 - O rumo a tomar.
5 - Reação das pessoas próximas.
6 - Obstáculos a serem superados ou evitados.
7 - Resposta
JOGO CIGANO COM 20 CARTAS


• As cartas ficam fechadas. Serão abertas por linhas horizontais.
• A primeira linha horizontal (cartas de 1 a 6) representa a situação amorosa e afetiva do consulente.
• As cartas 1 e 2 referem-se ao passado. As 3 e 4 referem-se ao presente e as 5 e 6 mostram o futuro próximo.
• A segunda linha horizontal mostra a saúde do consulente.
• A última irá falar sobre as finanças, trabalho, realizações pessoais, bens materiais.
• As cartas 19 e 20 falam da regência do momento, ou seja das energias favoráveis ou desfavoráveis que comandam o caminho do consulente nos próximos 6 meses. 
JOGO COM 36 CARTAS
JOGO COM 3 CARTAS:
A) a primeira representa a pergunta feita.
B) a segunda representa aquilo que é favorável à pergunta.
C) a terceira representa as influências contrárias .

A ) Passado.
B ) Presente.
C ) Futuro.

A B C

Jogo com 4 cartas (Peladan):
A ) a primeira corresponde à questão formulada ( é a TESE ).
B ) a segunda complementa a primeira (é a ANTÍTESE ).
C ) a terceira mostra as facilidades e obstáculos que encontraremos para solucionar o assunto da pergunta (é o CAMINHO ).
D ) a quarta corresponde ao resultado que só ocorrerá após havermos superado o caminho ( é o RESULTADO ).
E ) a quinta carta representa a pessoa que fez a pergunta e também nos dá uma
visão mais ampla em relação à pergunta formulada (é a SÍNTESE ). Ela é obtida
pela soma dos valores numéricos das outras 4 cartas. Caso o resultado obtido seja maior do que 36, soma-se os algarismos deste resultado.
Ex: 17+20+15+24= 66 . Neste caso soma-se a seguir 6+6=12 
CRUZ CELTA:
São necessárias 10 cartas, as quais vão ter os seguintes significados:
1 - O tema da pergunta.
2 - Os problemas relativos à pergunta.
3 - A visão consciente (ou o objetivo).
4 - A visão inconsciente (ou aquilo que a pessoa não percebe).
5 - O que já aconteceu (passado).
6 - O futuro próximo.
7 - A própria pessoa.
8 - O ambiente em relação à pergunta feita.
9 - O que a pessoa deseja ou teme em relação à pergunta.
10 - Representa a resposta propriamente dita (ou o futuro mais distante).
JOGO DE RESPOSTA COM 6 CARTAS:
Retiram - se 6 cartas , as quais terão os seguintes significados :
• A primeira representa a questão em si e é o significador ou síntese; esta
carta pode ser escolhida pela pessoa, de acordo com a pergunta.
• A segunda mostra o que é favorável (é o PRÓ).
• A terceira mostra o que é CONTRA.
• A quarta mostra o que ainda está por vir.
• A quinta o resultado possível.
• A sexta mostra a evolução da questão.
JOGO CIGANO COM 21 CARTAS
1) Escolhe-se a significadora (S).
2) Embaralha-se e corta-se.
3) Escolher 21 cartas ao acaso.
4) Distribuir em semicírculo,
da esquerda para a direita.
RESUMO DOS SIGNIFICADOS DAS CARTAS CIGANAS
1 - CAVALEIRO: estrangeiro; visita; notícia; acontecimento próximo.
2 - PAUS: Significa destruição, a quebra da harmonia, desventura, tropeço,
a pedra no caminho. Obstáculos.
3 - NAVIO: Viagem; mudança de rumo.
4 - CASA: Equilíbrio.
5 - ÁRVORE: Progresso. Fartura.
6 - NUVENS: Tristeza; instabilidade.
7 - COBRA: Traição.
8 - CAIXÃO: Morte; perdas materiais; fim.
9 - RAMALHETE: Felicidade; altruísmo; generosidade; fraternidade.
10 - FOICE: Corte; rompimentos; necessidade de abrir mão de algo.
11 - CHICOTE: Contrariedade; brigas; aborrecimentos; confusões; rivalidade; demandas.
12 - PÁSSAROS: Pensamento amoroso.
13 - CRIANÇA: Esperança; siga em frente sem preocupações.
14 - RAPOSA: Cautela.
15 - URSO: Inveja; ciúme; despeito.
16 - ESTRELA: Êxito; novas oportunidades.
17 - CEGONHA: Mudança; novidades; imprevistos; surpresas.
18 - CÃO: Fidelidade; amizade; vida social.
19 - TORRE: Intimidade; espiritualidade; mundo interior; reflexão.
20 - JARDIM: Família; respeito ao próximo; causa e efeito.
21 - MONTANHA: Perseverança; firmeza; coerência.
22 - CAMINHO: Caminho; força de vontade; persistência; livre arbítrio.
23 - RATO: Perda; roubos; prejuízos; pessoas suspeitas.
24 - CORAÇÃO: Sentimento; paixão; amor.
25 - ANEL: União; amizade; relacionamento profissional ou afetivo; pessoas
ligadas a você.
26 - LIVRO: Segredo; crescimento intelectual; segredo desvendado ou não.
27 - CARTA: Notícia; comunicação.
28 - HOMEM: A pessoa para quem se joga, se for homem, ou alguém do
sexo masculino.
29 - MULHER: A pessoa para quem se joga, se for mulher, ou alguém do
sexo feminino.
30 - LÍRIO: Virtude; honestidade; proteção.
31 - SOL: Força; energia positiva; crescimento; prosperidade; melhorias.
32 - LUA: Glória; reconhecimento; misticismo; intuição.
33 - CHAVE: Sucesso; solução.
34 - PEIXES: Dinheiro; bens materiais.
35 - ÂNCORA: Sucesso; vida profissional; estabilidade financeira.
36 - CRUZ: Destino. Algo que se completa.
CIGANOS
• SUA ORIGEM
• SUAS TRIBOS (CLÃS)
• SEUS HÁBITOS
ORIGEM
Há muita controvérsia a respeito da verdadeira origem do povo cigano . Segundo uns seriam eles originários da Índia, outros atribuem sua origem ao Egito; ainda há aqueles que afirmam serem eles descendentes de Caim.
Na verdade torna-se bastante difícil estabelecer com certeza sua origem, pois trata-se de um povo que além de não possuir linguagem escrita, o que permitiria que ficasse gravada de alguma forma sua verdadeira história, mas também pela maneira como foram perseguidos através dos tempos , é fácil compreendermos que eles tenham procurado envolver-se em um clima de mistério, até por uma simples questão de sobrevivência. Levando-se em consideração também que suas atividades muitas vezes os levavam a trabalhar com magia, nada mais atrativo para despertar a imaginação do povo do que esta aura de mistério que os envolvia e ainda envolve até os dias de hoje.
TRIBOS (CLÃS)
Na verdade, de concreto, sabemos que os Ciganos (ROM, o homem cigano; ROMLI, a mulher cigana) agrupam-se em 7 (sete) grupos ou famílias:
• KALDERASH
• MOLDOWAIA
• SIBIAIA
• RORARANÊ
• HITALIHIÁ
• MATHIWIA
• KALÊ
HÁBITOS
(A cultura Cigana nos oferece belos exemplos, que infelizmente a nossa cultura dos não ciganos (GAJE , homem não cigano; GAJI, mulher não cigana) parece ter esquecido nos atropelos da vida moderna. Dentre eles destaca-se o respeito e amor aos mais velhos, o amor e cuidados com as suas crianças, o sentimento de família. Para eles o velho representa a fonte de sabedoria e experiência que deve ser ouvida e acatada. A criança representa a possibilidade de continuidade, a certeza da preservação de sua cultura. Certamente não encontraremos um velho cigano em um asilo, nem tão pouco uma criança cigana em um orfanato, sequer abandonada pelas ruas. Uma cigana nunca pratica voluntariamente o aborto. O casamento para o Cigano representa a garantia da preservação. Um casamento entre o povo cigano é sempre muito comemorado, pois representa uma oportunidade de reunião e de alegria; não devemos esquecer que o cigano é acima de tudo um povo alegre, que gosta de dançar, de festejar. Geralmente). atribuímos ao povo cigano o Dom de ler a sorte através das cartas (cartomancia) ou da leitura das mãos (quiromancia), mas eles são um povo com uma habilidade privilegiada para a música. Muitos músicos famosos eram ciganos.
Aqui no Brasil tivemos muitos ciganos que para cá vieram no início da colonização e além de alegrarem a corte aqui instalada com sua música, também muito contribuíram para a nossa expansão territorial, participando das entradas e bandeiras que desbravaram nosso território. Não fossem eles nômades e andarilhos. Dizem que um de nossos presidentes, aliás aquele que nos tempos modernos mais se envolveu com o abrir estradas e conquistar o nosso próprio espaço era de origem cigana.
Antigamente os ciganos viviam sempre em barracas e viajavam em caravanas; atualmente muitos deles tornaram-se sedentários, talvez até pelas contingências da vida moderna, mas mesmos estes procuram de vez enquanto acampar, para de alguma forma preservar uma tradição.
Notas importantes:
1) O espaço em branco após a descrição de cada carta, será preenchido por você, com suas próprias conclusões a respeito dos significados das mesmas.
2) Ler uma seqüência de cartas é semelhante à leitura de uma frase escrita. Cada figura representará uma palavra ou idéia. Todas juntas apresentarão um conteúdo.
3) Deixar que a imaginação flua naturalmente é um fator importante para uma boa leitura.
4) Não existe uma técnica de arrumar as cartas melhor que outra. A melhor de todas será aquela com a qual você sentir mais afinidades.
5) Procure deixar sua mente livre de preocupações ao fazer uma leitura, pois isto permitirá mais veracidade na sua interpretação.
6) Não deixe que outra pessoa use ou manuseie seu baralho. Ele é de uso pessoal.
7) Use sempre uma toalha ou lenço para forrar o espaço em que colocará as cartas. Este lenço não deverá ser usado para outra finalidade que não seja esta.
8) Troque sempre a água do copo que estiver sobre a mesa de jogo, pois ela irá armanezar qualquer energia negativa que acaso seja trazida pela pessoa para quem você for jogar.
9) Antes de usar o seu baralho pela primeira vez, purifique-o com incenso.
10) Seu cristal da mesa deverá ser limpo com água e sal e depois colocado ao sol da manhã para ser energizado.Que a sorte caminhe sempre a seu lado,
São os votos da
Senhora da Lua
BIBLIOGRAFIA:
Spacassassi, Geraldo Baralho Petit Lenormand S.Paulo Mandala
Martinez, Margarita Fasanella Cartas Ciganas, A Estrada Da Vida. S. Paulo , Pensamento 1996.
Bastos, Katja Tarot Cigano, R. Janeiro. Microart, 1993.
Oxum, Conceição O Livro Encantado da Cigana, RJ. Pallas, 1993.
Scherer, Mário. A Voz da Cigana, Porto Alegre. Sulina, 1995.
Stanescon, Mirian. Lilá Romaí, Multi Editora e Publicidade Ltda., 1996
Miller, Richard Alan e Miller, Iona, RJ. Nova Era, 1991