sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Quem é Orunmilá


Quem é Orunmilá?Orunmilá o primeiro ser criado por OLODUMARE (DEUS), assistiu e testemunhou toda a criação, desde a formação das galáxias, estrelas, sistemas solares e planetas, recebe outro titulo de Ibeke gi Olodumare, o segundo ser da criação, ou vice-deus. Orunmilá estava presente quando OLODUMARE (DEUS) criou os Irunmolés e cada Orisá (energias da Natureza), assim como á espécie humana. Cada
 Orisá antes de sair do Orun (Céu) e vir para o Aye (Terra) foram consultar-se com Orunmilá, assim também ocorreu com cada ser humano. No inicio dos tempos os Seres Humanos estavam perdidos no Aye sem saber como conduzir suas vidas, Olodumare pede então á Orunmilá que vá para o Aye. Orunmilá recebe o texto sagrado de Olodumare para ser transmitida a raça Humana. Este texto sagrado é chamado de Ifá.

O que é Ifá?O Ifá em simples palavras é o texto sagrado de Olodumare, recebido por Orunmilá, o mesmo que a Bíblia para os Cristãos, Corão para os povos Islâmicos e Mulçumanos. No entanto Ifá é muito mais que isto, não somente filosófico e alegórico, o Ifá carrega consigo todo o poder de DEUS. O Ifá é composto por 256 versos Odu, e cada verso odu é composto por mais 16 sub-versos.

O que são os Odus? É muito difícil a explicação dos Odus a partir de um ponto de vista Ocidental, que sempre exige palpabilidade. Estão divididos em duas categorias, os OLODUS ou Odùs Agbas (os 16 primeiros, os mais velhos e únicos que habitaram o Orun) e os OMODUS (os 240 que nasceram no Aye). Os Olodus carregam dentro de si as energias matrizes que contribuíram com a formação da vida na terra, e os Omodus na terra contribuíram com os ciclos naturais de acontecimentos e desenvolvimento da vida. Os Odus muito mais do que as interpretações de destino são forças, energias da natureza. O ser humano é um individuo integrante da natureza; muitas filosofias antigas nos mostram através de seus conhecimentos, que o homem somente vive em plena harmonia quando esta em equilíbrio com a própria natureza, e a natureza é a maior expressão de DEUS na terra.

Quem são os Babalawos?Os Babalawos são os sacerdotes de Orunmilá, são os representantes do mesmo no Aye (terra). Um Babalawo autêntico é um individuo que alem de passar por todos os processos iniciáticos, e estes visam à comunhão do mesmo com as energias do universo e a aproximação de DEUS, é submetido os mais profundos estudos sobre os segredos da vida. Os Bababalawos são os homens escolhidos por Olodumare e Orunmilá, para auxiliar os seres humanos em aflição. Assim como revelar a estes humanos seu verdadeiro papel dentro da existência, pois se acredita que um ser humano vive em sofrimento quando não estão alinhados com seu próprio destino e ou foi desviado do seu verdadeiro propósito.

A importância de consultar-se com Orunmilá?Quando uma pessoa se encontra com sérios problemas, sejam eles quais forem, é comum que este ser humano procure explicações e respostas junto a DEUS, afinal ele é a solução de tudo. E qual a forma mais fácil e sabia de comunicar-se com ele? Sem duvida alguma procurando um Babalawo! O Babalawo através do Oráculo Sagrado de Ifá o "Opele Ifá" (instrumento este de comunicação direta com Orunmilá o que se comunica diretamente com Deus), vai à busca de desvendar a origem dos problemas daquela pessoa. Uma vez sabido a origem daquele mal, o Odu Ifá apontado naquele momento, traz para aquele Ser todas as respostas que necessita, orientações de como conduzir a vida e se aproximar do êxito, assim também como os remédios e medicinas/Ebós que devem ser realizados a fim de afastar toda e qualquer negatividade e aproximar as boas energias da natureza. Uma vez que o homem esta em equilíbrio com as forças da natureza, e a natureza é a maior expressão da força de Deus na terra, este indivíduo começa a viver um novo tempo marcado com: - Alegria, Felicidade plena, Saúde e vida longa, Prosperidade e abundancia Êxito em sua relação sentimental, amorosa e familiar, englobando mulher e filhos, alem é claro de superar todos os problemas e pessoas que intentam contra nós.

Isefá e Itefá (Rituais de Ifá)Acreditamos que Orí é algo único e individual, assim como nossas impressões digitais, então não vejo como possa haver uma pré-determinação nos caminhos do Culto a Ifá no que tange a iniciações e sacralizações, para esta ou aquela pessoa. Haja vista que cada ser humano possui um desenvolvimento pessoal diferenciado seria impossível ser homogêneo neste aspecto.

Ifá é a verdade, a verdade é a luz do conhecimento verdadeiro, e quem vive na luz não deve se apressar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário